
Agora tem CURRÍCULOS
no blog.
Currículos Rio Grande do Sul: Aqui e aqui.
Currículos Bahia: Aqui.
Currículos São Paulo: Aqui e aqui.
Currículos Paraná: Aqui e aqui.
Currículos Distrito Federal: Aqui.
.
.
DIVULGAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO. Este é um trabalho voluntário que faço. É GRÁTIS, tanto para quem procura oportunidades como para quem as oferece. BOA SORTE A QUEM PROCURA! Obrigada, empresas que colaboram enviando e postando vagas!
Aqui vão algumas considerações para os profissionais com mais de 50 anos:
- Em geral, o currículo de uma pessoa mais velha deve destacar a experiência profissional. Especifique as atividades que você exerceu em cada cargo e sua trajetória dentro da empresa, falando também de suas realizações individuais.
- Na área de formação acadêmica, use um campo chamado “Outros cursos” para dar destaque a cursos de especialização feitos recentemente. Isso pode ser interpretado como um bom indício do seu comprometimento com a profissão.
- Dependendo da vaga pretendida, também pode ser interessante criar um campo “Outras Atividades” e incluir trabalhos voluntários ou hobbies que digam algo sobre sua formação cultural. Esta também costuma ser uma vantagem dos profissionais mais velhos.
Pense no seu currículo como um cartão de visitas, com a função de apresentar você a uma empresa. Ele deve mostrar seu histórico profissional com informações resumidas e comprovadas.
Obrigatoriamente, o currículo deve ter seus contatos e informações sobre seu nível de escolaridade e experiência profissional (se houver), além de cursos e habilidades relevantes para aquela função. Por isso, pode ser preciso fazer alterações no seu currículo, dependendo da vaga a que você está se candidatando.
Regras básicas para fazer um bom currículo:
- Resuma todas as informações em uma, duas ou, no máximo, três páginas. Imprima sempre em folhas brancas, para não prejudicar a leitura.
- Faça seu currículo graficamente organizado e atraente; não use letras coloridas, pouco legíveis ou muito pequenas. Para destacar uma palavra, use caixa alta, negrito ou sublinhado.
- Sua pretensão salarial ou sua última remuneração só deve constar no currículo se o anúncio da vaga exigir. Caso contrário, deixe para falar na entrevista.
- Só envie fotografias em casos muito especiais, quando o anúncio exigir. Se este for o caso, escolha uma boa fotografia do seu rosto e coloque na primeira página, no canto superior direito.
- Caiu em desuso assinar ou rubricar o currículo. Colocar a data em que ele foi feito é opcional; pode ser interessante se você for deixá-lo num banco de dados.
Fonte: http://especiais.jornalhoje.globo.com/mercadodetrabalho/monte-seu-curriculo/
O gerente da Robert Half, Roberto Britto, listou as cinco principais, que considera serem as mais graves. A primeira delas é a falta de criatividade, tão importante no cotidiano das empresas. "É aquela pessoa que não dá muitas novas idéias e só fica no seu canto", explicou ele.
A segunda é o discurso muito prolixo. A pessoa enrola demais para falar e, ao final, chega a uma conclusão muito simples. O tempo que se perde com pessoas com essa característica é enorme e, dentro das empresas, tempo é tudo para os profissionais que são sobrecarregados.
Características
A falta de transparência foi o terceiro item apontado por Britto. "Quanto mais sincero for, melhor!".
O individualismo é outra característica repudiada pelo mercado de trabalho. Aquela pessoa que só pensa em seus resultados, sem prezar pelo coletivo, pode acabar demitida. Ainda corre o risco de nunca se tornar uma referência negativa no mercado de trabalho.
Uma pessoa que tem a característica de só focar os resultados, sem querer agregar valor, também pode estar com os dias contados. "Ela trabalha apenas por trabalhar, e não para gerar algo a mais para a empresa. Falta visão de negócio", explicou Britto.
Nas seleções
De acordo com ele, normalmente essas características são identificadas logo no processo seletivo, com os dados que os profissionais passam de sua vida pessoal, com perguntas abertas respondidas e relatos do dia-a-dia.
Porém, nem sempre quando identificadas elas eliminam o profissional da seleção, na percepção do gerente da Robert Half.
"A gente tem que ver se essa característica bate com o que é pedido na posição que o candidato está disputando. Existem alguns pontos que para uma vaga são determinadas, mas que para outras não são", explicou ele.
Por exemplo, um profissional sem transparência não poderia de forma alguma trabalhar na área financeira de uma empresa, enquanto que um profissional prolixo não teria tanto sucesso no departamento comercial
As empresas que desejarem ter suas vagas postadas, deverão enviá-las para o e-mail: ongdarute@gmail.com
OBS.: Não esqueçam de informar a cidade/estado e o contato para envio de currículo.
AVISO IMPORTANTE: NUNCA DÊ DINHEIRO A EMPRESAS DE RECOLOCAÇÃO, SEM ANTES TER A GARANTIA EXPRESSA DE ESTAR EMPREGADO PELA EMPRESA CONTRATANTE.